Que bom que você veio!
domingo, 25 de outubro de 2009
Na Pressão
O meu, até agora, nada.
Ando numa fase tão difícil que até o gatinho lindo que ganhei de aniversário e que já ronrona atrás de mim enquanto escrevo - sim, ele tem alma de papagaio de pirata. Vive no meu ombro. - não teve lugar aqui.
Há uma raiva diária tão insuportável, que não sei o que fazer. Uma espécie de colapso mental.
O lugar onde comecei a trabalhar e onde pensei ter espaço, me sufoca. Sinto-me incompreendida e ignorada, a princípio, coisas opostas. O discurso não é a prática. O que é dito num momento não se mantém no segundo.
Sinto-me acuada.
E o que os parentes do meu lindinho Ronie fazem quando se sentem assim?
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Eu gosto
Não vou fazer festa, mas talvez jante fora.
Nesse dia meio normal, mas muito especial, fiquei me perguntando por que eu gostava tanto de fazer aniversário, se há tanta gente que não gosta e se, como canta no parabéns, "cada ano que passa, ela fica mais velha..."
E olhando pras pessoas, conversando com elas, sem dizer que dia era hoje, percebi que hoje é meu dia de vitória. Vitória pessoal. De eu reconhecer tantas coisas que enfrentei corajosamente, modéstia à parte, mesmo antes de nascer!!
O saldo é positivo. E quando meus amigos me dão os "Parabéns!", eu agradeço.
De verdade. De coração. E feliz! :-)
domingo, 4 de outubro de 2009
Outubro ou Nada!
Começo a fechar o ciclo, em pouco tempo vem o Natal...
E a proximidade da nova primavera deixa claro que a mudança é inevitável.
Esperada.
Aproveitada
E bem-vinda!
domingo, 27 de setembro de 2009
Tempos Modernos
Agora ela joga buraco on line.
Ela fará 80 anos anos em abril. E me contou que outro dia ela estava jogando quando minha prima chegou. Então ela encerrou a partida, explicando aos parceiros virtuais:
- É quase meia-noite e minha filha acabou de chegar. Preciso desligar o computador...
E ela nem imagina que virou tema de post de blog!! Qualquer semelhança com a vovó das Havaianas, não é mera coincidência! ;-)
terça-feira, 15 de setembro de 2009
"Viver a Vida"
Almocei no shopping, comidinha gostosa. Fui pro consultório - meu segundo trabalho. Ajudei meu futuro jornalista, meu advogado e me diverti com eles.
Recebi o lindo, lindo convite de casamento de uma amiga minha. Tenho que emagrecer pro evento dela e pra minha vida também, mas isso é assunto do meu outro mofadinho blog.
E, por falar em blog, comecei um 3º - só Jesus ! - específico sobre saúde pública: www.redehumanizasus.net
De noite passei no supermercado. Antes peguei o filho na escola, que olhou pra mim e disse desapontado: hoje num era a minha madrasta?
O pai me avisou pelo msn que não o levaria para a natação e a bruxa má é quem vos escreve...
Caindo pelas tabelas, ainda descobri que a respiração do peixe é branqueal - ok, eu me lembrava disso - e a do gafanhoto é traqueal. Igual a da minhoca e da barata. Argh!
É meu bem, MINHA novela das 8 é assim...
terça-feira, 8 de setembro de 2009
A arte de ser invisível
Elas atrapalham a vida da gente porque não conseguem fazer o que querem. O que devem. Ou ambos. E tentam nos amarrar também.
Tais criaturinhas irritantes são pela metade mesmo. Meio egoístas, meio burrinhas, meio malvadas, meio confusas, meio inseguras.
Eu gostaria de ignorá-las solenemente. E que elas, simplesmente, não me enxergassem. Nem lembrassem da minha existência. O máximo da convivência pacífica.
Talvez o segredo do meu desejo virar realidade seja não reagir a elas. Ouvir. E deletar. Aceitar esse jeito assombrosamente oposto ao meu. E sorrir.
O sorriso da Monalisa. Sem mostrar os dentes.
Se não eu vou querer rosnar e morder. Babando. De raiva!
sábado, 5 de setembro de 2009
... Enquanto eu andar distraída
Nessa história, uma menina de 13 anos pede para ficar adulta e é atendida no dia seguinte. Ela cresce, mas a ingenuidade permanece. Isso me é muito familiar...
Eu pergunto quando não sei de algo. Gosto de bala, chiclete, canetas cheirosas e coloridas. Figurinhas adesivas, desenho animado, teatro de bonecos. De ajudar, de ouvir música, de dar risada. Eu não passo imagem; eu sou.
Minha mãe diz que temos todas as idades pelas quais passamos. A cada ano concordo mais.
O frescor da esperança. A arte da renovação. Planos, sempre. Toda intensidade: o arco-íris é lindo, o beija-flor é lindo, poesia é lindo, a calça de moleton do filho que ficou curta é lindo. A cebola queimou é terrível. O chuveiro queimou também é. O cheque especial é terrível. O Sarney no Senado também.
Esse jeitinho especial de viver não me livra de problemas. Há uma sensação de até criá-los em alguns momentos... Mas deve ter gente que gosta.
Eu gosto! ;-)
Pedro falou, tá falado!
E ele diz do alto de seus oito anos:
- Mãe, tirando gente, qual a coisa que vc mais gosta? Igual a armário, flor, montanha?
- Pode ser música? - Ela responde perguntando.
- Pode.
- E vc? (Mãe de curioso, curiosa é...)
- Eu gosto de morcego. E de Tecnologia.
- Sexta é dia de brinquedo! - Comunica o atarefado virginiano para sua avó.
- Tem certeza?
- Tenho sim, a professora falou.
- Vc já está na terceira série... Até quando vc vai levar brinquedo?
- Acho que vou levar brinquedo até a faculdade.
E eu desejo que vc queira brincar por toda a vida...- Mãe, vi um homem tão feio na rua! Ele tava inteiro tatuado nas costas, nas pernas, nos braços e nos dedos das mãos. Fiquei com vontade de cantar pra ele:
"Quando Deus te desenhou, ele tava sem borracha, sem apontador e com o lápis sem ponta..."
Mãe, posso ver o DVD que vc me deu na Páscoa? Pode. Mas não foi o Coelho que te deu?
- Não. O coelho de Páscoa só dá ovo. Presente dá vc e o Papai Noel no Natal...
E ele lê o recado da agenda pra mãe, muito solícito:
"Trazer para a próxima aula uma foto 3 vezes 4,
recente"...Ensinado a tocar flauta doce: "Você tem que prestar atenção e colocar os dedos nos edifícios certos..."
Perguntas "básicas": De onde sai a teia da aranha, da laringe? Qual a coisa mais saudável do mundo?
O que realmente importa: (depois de ter retirado o aparelho ortodôntico fixo) "agora sim vc vai poder apertar minha bochecha e eu vou poder comer chiclete!"
Explicando porque não queria brincar com a garotinha: "tenho vergonha de brincar com meninas do sexo oposto"
Mãe, vc é de que signo? Peixes ou Camarões?Por que os malucos gostam de arte?
- Mãe, por que o Presidente da República é rico?
- Ah, sei lá... Porque ele ganha muito dinheiro...
- E por que ele ganha muito dinheiro se ele não faz nada?Comentário sobre a matéria do Fantástico, a respeito do sumiço do Belchior: "mãe, olha o Gopal!"
De que adianta lactobacilos vivos, se quando a gente agita o yacult eles morrem todos?
Mãe, explica EXATAMENTE o que é fé.